top of page

O Quarteto

O quarteto de música instrumental "Rabo de Gato" nasceu em 2013 com o propósito de tocar Música Instrumental Brasileira, Choro e suas vertentes. Conhecidos tocadores da nova geração do Choro, ganharam destaque em importantes festivais do gênero e vêm acompanhando virtuosos como Nailor Proveta, Mauricio Carrilho e Ronaldo do Bandolim.

Adotaram o nome RABO DE GATO depois que perceberam a feliz reação de um gato chamado Sivuca enquanto interpretavam “Gato e Canário”, de Pixinguinha, em uma Roda de Choro.

Grupo Rabo de Gato, para shows e apresentações,

Foto Sarah Landgraf

Esses jovens estudiosos apresentam em seu repertório, tanto uma releitura dos clássicos do Choro, como novos compositores do cenário brasileiro: Mauricio Carrilho, Nailor Proveta, Cristovão Bastos, Luciana Rabello e Laércio de Freitas. Os belíssimos Choros do grande acordionista Orlando Silva que  ficam ainda mais ricos com o "Rabo de Gato", além das excelentes composições autorais dos integrantes do grupo.

Em shows de excepcional qualidade musical, com interpretações e arranjos bem elaborados, espontaneidade e improvisação ganham sentido na interação criativa entre os componentes. Os quatro músicos amigos, com a alegria de tocar e respeito pelo Choro, contagiam plateias.

O músico Alexandre Gonçalves Peres do Grupo Rabo de Gato, tocando Cavaquinho.

Alexandre Gonçalves Peres - Cavaquinho


Natural da cidade de Ribeirão Preto - SP, formado pelo curso de MPB/JAZZ do Conservatório Dr. Carlos de Campos (Tatuí - SP). Como instrumentista já se apresentou ao lado de Nailor Proveta, Joel Nascimento, Izaias de Almeida (Bandolim), Germano Mathias, Osvaldinho da Cuica, Nelson Sargento, Monarco, Herminio Bello de Carvalho, Toninho Carrasqueira,Ronaldo do Bandolim, Mauricio Carrilho, Zé Renato dentre outros.  Coordenador e fundador do Projeto Choro da Casa, onde trabalha com projetos sociais, oficinas, apresentações, pesquisas e concertos didáticos.

Cristiano Pedroso - Violão 7 Cordas


Músico, violonista, nascido em Ilha Bela - SP. Vem se destacando e conquistando espaço na música popular brasileira de forma natural, com uma airosidade fora do comum, sobretudo em sua especialidade - o violão de 7 cordas. Participou de diversos festivais, eventos, shows, semanas e oficinas de música, tocando ao lado de músicos consagrados da nossa música, tais como; Cristiano Alves, Edimilson Capelupi, Fernando Merlino, Izaias do Bandolim, Luizinho 7 Cordas, Maurício Carrilho, Nailor Proveta, Osvaldinho da Cuíca, Reizilan e Ronaldo do Bandolim, dentre outros.

Já atuou em variados cenários musicias como teatros, SESCs, SESIs, coretos, escolas e casas de show pelo Brasil afora.

O musico Cristiano Pedroso e seu Violão 7 Cordas, do Grupo Rabo de Gato.
O músico Paulinho Leme e seu acordeom, do Grupo de Choro Rabo de Gato.

Paulinho Leme - Acordeom
 

Amante da música instrumental, começou a tocar desde muito cedo sob a orientação de seu avô, na cidade Leme. Formado em Piano (MPB-Jazz) pelo Conservatório de Tatuí e em Educação Musical pela UFSCar. Faz parte também do quinteto instrumental “Grupo Cincado”. Tocou por 9 anos na orquestra “André Marques e a Vintena Brasileira”. Já se apresentou ao lado de mestres como Nailor Proveta, Maurício Carrilho, Luciana Rabelo, Monica Salmaso, Ronaldo do Bandolim, Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Sizão Machado, Cuca Teixeira, Michel Leme, dentre outros. Conheça mais o trabalho desse músico no site www.paulinholemepiano.com.br

Roberto Amaral - Pandeiro


Betinho do Pandeiro é natural de Campinas. Estudou na Escola Portátil do Música do Rio de Janeiro com Celsinho e Jorginho do Pandeiro. Participou de diversos festivais e eventos ligados ao Choro. Apresentou-se no Brasa Tulane University (New Orleans - USA), Teatro Rival (RJ), Palácio Belas Artes (BH), Solar Bela Vista (RN), Teatro Tuca (SP), Teatro do Instituto de Artes da Unicamp (Campinas) e inúmeros SESCs. Já dividiu o palco com nomes como Izaias do Bandolim, Zé da Velha e Silvério Pontes, Antônio Rocha, Jorge Cardoso, Elton Medeiros,Luciana Rabello, Monarco, Roberto Silva, Cristina Buarque e Amélia Rabelo.

O músico Roberto Amaral do Grupo de Choro Rabo de Gato, com seu pandeiro.
bottom of page