top of page

Shows

UNI VERSO EM CHORO | História, Música Brasileira e o Choro

O Show, que apresenta Choros contemporâneos, conta com um rico material de composições autorais e músicas da nova safra do Choro, destacando os compositores do século 21 e traçando um cronograma dessa nova safra de compositores do Brasil. 

 

O Choro passa por um momento muito bom, pois muitos jovens se interessam em estudar o gênero que, finalmente, foi reconhecido como a melhor escola do músico brasileiro. Mas, ainda vivem fechados em tocar compositores já imortalizados.

 

O Rabo de Gato delineia um caminho importante na música instrumental brasileira quando leva ao público novidades do Choro atual, superando a pouca atenção que a mídia dá a esses compositores. A proposta é divulgar o que há de melhor "no cenário do Choro atual", assim como foi divulgado os grandes "chorões" na época de ouro da rádio.

 

No repertorio constam músicas de Nailor Proveta, Mauricio Carrilho, Luciana Rabello, Carlinhos do Bandolim (de Leme - SP), Laércio de Freitas, Alexandre Gonçalves Peres (de Ribeirão Preto - SP), Paulinho Leme (de Leme), Cristovão Bastos e Paulinho da Viola.  

 

Tempo de Duração: de 1h00 a 1h20   

CHOROS COMTENPORÂNEOS| Novos Compositores e Autorais

A história contada e tocada do Choro.

 

O espetáculo conduz a plateia a uma viagem musical através de uma execução refinada e um cuidadoso repertório de Choros que contam a história da música brasileira, por meio desse que foi nosso primeiro gênero urbano.

 

O Choro tem uma importância histórica e musical incontestável, é uma das mais antigas músicas populares urbanas em atividade, com mais de 150 anos de existência. Foi a grande escola dos mais importantes músicos brasileiros, como Tom Jobim, Villa Lobos, Hermeto Pascoal, Pixinguinha e Raphael Rabello. Matéria-prima de compositores que estruturaram a música brasileira, inclusive a de concerto como Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Guerra-Peixe, o Choro contribuiu para fazer a nossa música respeitada em todo o mundo. 

 

Vamos compreender o Choro a partir de seus aspectos musicais, históricos e sociais, desde seu surgimento em 1800, apresentando compositores dos séculos XIX e XX, até a modernidade.

 

Compositores citados:

Século XIX – Joaquim Callado Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazeth, Mario Alvares e Zequinha de Abreu

Século XX – Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Benedito Lacerda, Abel Ferreira

 

O show, além de ser uma deliciosa viagem musical, acaba por contribuir com a formação cultural, conquistando o interesse de todos os públicos, até mesmo dos mais jovens, tornando-os capazes de ouvir e compreender, despertando o interesse pelo gênero e por essa cultura musical tão brasileira.

 

O quarteto leva ao palco uma experiência única onde o espectador poderá apreciar grandes e belas interpretações desses instrumentistas experientes e apresenta impecáveis arranjos desenvolvidos pelo grupo, sem perder a espontaneidade e o vigor das origens populares que compõem o Choro.

 

Tempo de Duração: de 1h00 a 1h20  

GALERIA DE FOTOS
bottom of page